domingo, 15 de novembro de 2009

Pré-livro

Os pré-livros
Falar de pré-livro é falar da experiência de Bruno Munari, designer italiano de extrema importância dentro da história e do ensino do design. Em seu livro Das Coisas Nascem Coisas (MUNARI, 1981), o autor narra seu trabalho dirigido a crianças, primeiramente o desenvolvimento de seu livro ilegível e depois, dos prélivros.

”Pouco interesse se tem pelo papel, pela encadernação do livro, pela cor da tinta, por todos aqueles elementos com que se realiza o livro como objeto” (MUNARI, 1981). O pré-livro de Munari vai além do livro simplesmente ilustrado, sem textos.
Vai além do uso das imagens, pois a criança habituou-se a ver imagens e textos impressos sobre papéis pouco variados e encadernações convencionais. Extrapola a imagem e aflora a materialidade do objeto livro. É este o ponto que faz do pré-livro uma experiência peculiar.

Os Pré-livros nasceram de uma constatação cultural e social feita por Munari:
muitos não tornam-se leitores quando adultos porque tiveram experiências negativas com a leitura quando crianças, principalmente através de livros didáticos desinteressantes e mal elaborados vistos na escola (fato comum até bem pouco
tempo atrás...). Depois do período escolar decidiram: “basta de livros”.

Bruno Munari criou então 12 livros de tamanho igual, com um único texto na capa, o título “Livro”. Cada um destes livros explorou materiais, texturas, encadernações diversas, indo do uso da madeira ao acetato como base para as páginas, passando pelo couro, cortiça, tecidos e inserindo-se outros materiais no seu interior, como lixas, plumas, figuras destacáveis em papéis diferentes, etc. Os protótipos foram submetidos à apreciação de um grupo de crianças e depois
editados pela Danese, de Milão. Novas edições foram feitas, sendo a mais recente de 2002 pela editora francesa Corraini.

Assim, a proposta dos pré-livros é resgatar o processo de conhecimento de mundo da criança em objetos que explorem todas as suas fontes de percepção e que se relacionem de alguma forma com livros. Este fator visa introduzir a criança no mundo da leitura, que posteriormente será também verbal. O pré-livro, portanto,cumpre duas tarefas: aumenta a criatividade e o conhecimento sensório da criança e cria nela o gosto pelo objeto livro, visando evitar um futuro desprazer pela leitura.

http://www.alb.com.br/anais16/sem13pdf/sm13ss15_02.pdf





Foi a partir da idéia dos pré-livros de Bruno Munari, e sem grandes pretenções, que Nice e Eu convidamos nossas crianças para uma experiência multi-sensorial. Na qual pudéssemos experimentar, investigar, construir, desconstruir, misturar, puxar, cheirar etc.


Estas experiências seriam reunidas em livros, e estes não seriam apenas livros, mas objetos de exploração dos sentidos.

Tudo era permitido na hora de criar a capa e cada uma das páginas, oferecemos diversos materiais que a criança podia misturar livremente.

 
Processo de criação








Os livros :-)