segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Projeto Contadores de Histórias





A Importância Do Saber Contar Histórias Na Educação Infantil

Ler histórias para crianças é poder sorrir, rir, gargalhar com as situações vividas pelas personagens, é
suscitar o imaginário, é ter curiosidade respondida em relação a tantas perguntas, é encontrar idéias
para solucionar questões. É uma possibilidades de descobrir o mundo imenso dos conflitos, dos
impasses, das soluções que todos vivemos e atravessamos.
É ouvindo histórias que se pode sentir emoções importantes como a tristeza, o pavor, a insegurança,
a tranqüilidade e tantas outras mais.
“É através duma história que se podem descobrir outros lugares, outros tempos, outros jeitos de agir
e de ser, outra ética, outra ótica...É ficar sabendo História, Geografia, Filosofia, Política, Sociologia,
sem precisar saber o nome disso tudo e muito menos achar que tem cara de aula...”.( ABRAMOVICH,
1995, p. 17).
A leitura é uma forma exemplar de aprendizagem, é um dos meios mais eficazes de
desenvolvimento sistemático da linguagem e da personalidade. Favorece a remoção de barreiras
educacionais, principalmente através da promoção do desenvolvimento da linguagem e do exercício
intelectual, aumentando a possibilidade de normalização da situação pessoal de um indivíduo.
A exposição à leitura da histórias no seio familiar durante os anos pré-escolares, leva muitas crianças
ao sucesso escolar. As crianças que vivem num ambiente letrado desenvolvem um interesse lúdico com
respeito às atividades de leitura e escrita, praticadas pelos adultos que a rodeiam. Esse interesse varia
de acordo com a qualidade, freqüência e valor destas atividades realizadas pelos adultos que convivem
com as crianças. Se uma mãe ler para seu filho textos interessantes e com boa qualidade, nota-se que
estará transmitindo a ele informações variadas sobre a língua escrita e sobre o mundo. Isso é de suma
importância para a criança, pois irá levá-la a interessar-se cada vez mais pela leitura das histórias
ouvidas.

Mais fotos do projeto...
Tapete de histórias





Toda sexta feira convidamos uma criança para levar uma sacolinha com um livrinho de sua escolha para casa. Em casa ela conta a história para sua família, que faz um pequeno registro e nos envia.
 
Sacolinha contadores de histórias


 Ilustrações com diversos personagens e lugares, para a contação.

Sítio do Picapau Amarelo

Projeto Pluralidade Cultural

Todas as atividades planejadas para o desenvolvimento deste projeto foram pensadas buscando desenvolver nas crianças, desde cedo, uma consciência crítica que possibilite ações e atitudes positivas. Em um primeiro momento, realizamos um levantamento sobre folclore e jogos de outras regiões (considerando no contexto de jogos: brinquedos, brincadeiras, danças, cantos e contos). A turma mostrou-se bastante envolvida e curiosa durante as brincadeiras, principalmente: boneca de pano, soldado de chumbo e peia – quente (ambas da região nordeste). Ficaram fascinadas com as lendas do nosso folclore em especial pelo saci. Também conhecemos algumas lendas africanas, e as bonecas abayomi e sua história, confeccionamos bonecas de várias cores que foram bem recebidas pelas crianças, e passaram a fazer parte de suas brincadeiras. Mas foi ouvindo e observando as crianças, durante nossas rodas de conversa que fomos dando forma ao projeto buscando torná-lo cada vez mais significativo para a turma. Notamos que as crianças não estão imunes as diversas formas de discriminação. Observamos algumas situações em que a discriminação aconteceu por causa das diferenças, como sotaque, cabelo, roupas etc. Considerando isso, a segunda parte do projeto buscará chamar a atenção das crianças para as “diferenças”, como somos todos diferentes e mostrar que isso é muito legal. Diário do projeto Kiriku em masinha de modelar