Todas as atividades planejadas para o desenvolvimento deste projeto foram pensadas buscando desenvolver nas crianças, desde cedo, uma consciência crítica que possibilite ações e atitudes positivas.
Em um primeiro momento, realizamos um levantamento sobre folclore e jogos de outras regiões (considerando no contexto de jogos: brinquedos, brincadeiras, danças, cantos e contos).
A turma mostrou-se bastante envolvida e curiosa durante as brincadeiras, principalmente: boneca de pano, soldado de chumbo e peia – quente (ambas da região nordeste).
Ficaram fascinadas com as lendas do nosso folclore em especial pelo saci.
Também conhecemos algumas lendas africanas, e as bonecas abayomi e sua história, confeccionamos bonecas de várias cores que foram bem recebidas pelas crianças, e passaram a fazer parte de suas brincadeiras.
Mas foi ouvindo e observando as crianças, durante nossas rodas de conversa que fomos dando forma ao projeto buscando torná-lo cada vez mais significativo para a turma. Notamos que as crianças não estão imunes as diversas formas de discriminação.
Observamos algumas situações em que a discriminação aconteceu por causa das diferenças, como sotaque, cabelo, roupas etc.
Considerando isso, a segunda parte do projeto buscará chamar a atenção das crianças para as “diferenças”, como somos todos diferentes e mostrar que isso é muito legal.
Diário do projeto

Kiriku em masinha de modelar
Nenhum comentário:
Postar um comentário